Seu consultório vai se tornar mais digital no futuro

#Futurismo 15 de fevereiro

Atualmente, a rotina foi transformada pelo meio digital. Não apenas as relações sociais, os processos de aquisição de bens de consumo também estão mudados. As pessoas fazem compras, falam com seus amigos e familiares e também buscam conselhos online. No futuro próximo, essa tendência permanecerá. No campo médico, como em outras áreas profissionais, essa transformação também segue em curso, trazendo como consequência uma maior digitalização dos consultórios. A seguir, confira algumas tendências que devem estar presentes no seu consultório dentro de alguns anos!

O feedback do cliente estará mais presente

Uma das tendências que indica maior digitalização dos consultórios é o recebimento do feedback dos clientes sobre o serviço. Estabelecer uma plataforma digital de uso simplificado e encorajar a devolutiva do paciente são medidas importantes nessa direção. Os dados recolhidos podem ser de grande utilidade no futuro para maior excelência no atendimento e serviços. Para se ter uma ideia, como incentivo, o governo dos Estados Unidos já está oferecendo recompensa financeira aos planos e consultórios que apostam na satisfação do paciente e reportam suas opiniões.

Monitoramento digital dos pacientes

Para isso, os profissionais da área estão apostando cada vez mais na comunicação digital com os pacientes e há vários canais em que tal procedimento pode ser feito, tanto por um software, como o Skype, quanto por uma plataforma própria desenvolvida pelo consultório. Com estes recursos, é possível monitorar a saúde dos pacientes de modo remoto, mantê-los saudáveis e reduzir as visitas ao consultório, criando uma cadeia positiva dentro do atendimento.

Softwares para gerenciamento e acompanhamento de tarefas

Para as secretárias, softwares e plataformas de comunicação especialmente desenvolvidas facilitam bastante o agendamento de pacientes, gerenciamento de tarefas com operadoras de saúde etc. Médicos saíram ganhando muito com o processo também. Softwares diversos oferecem gráficos de acompanhamento, progressão de resultados de exames, entre outros.

Economia de recursos e tempo

Mais uma razão pela qual os consultórios vão se modernizar no futuro: a digitalização permitirá economia palpável de custos e de tempo. Algumas ferramentas já apontam essas economias. Como exemplos de processos atuais, há softwares que dialogam diretamente com planos de saúde e tornam possível o preenchimento de guias TISS (Guia de Troca de Informações na Saúde Suplementar), além de emitir e enviar o documento de maneira online. Mensagens de SMS também podem ser programadas para avisar pacientes de consultas marcadas, evitando o uso de ligações.

A digitalização de documentos é outro fator que poupa tempo e recursos, especialmente para aqueles consultórios que possuem muitos pacientes. Muitos já buscam esse serviço, que compreende a digitalização, indexação e pesquisa. Ter toda essa documentação digitalizada significa mais agilidade para localizar arquivos e evitar erros como a troca de informações confidenciais entre prontuários de um paciente e outro, além da óbvia vantagem de ganhar mais espaço no consultório, livrando-se dos grandes e velhos armários de arquivo.

Este post foi útil para você? Se ficou com alguma dúvida sobre a digitalização dos consultórios, comente!


Quero saber mais sobre os cursos

CADASTRAR